domingo, 15 de fevereiro de 2009

Texto da semana

O texto da semana é do aluno João Pedro Salerno, da turma 2º B. Vejam só:

Cada louco com sua loucura

A loucura é, sim, relativa. Existem diversos tipos de loucura e diversas maneiras de expressá-la. A loucura depende muito de quem a observa, pois o que é loucura para alguns pode ser normal para outros.
Existe a loucura-doença, que na maioria das vezes pode despertar medo em algumas pessoas; existe também a loucura-coragem, que é quando alguém faz algo de que todos duvidem; há a loucura-paixão, que algumas vezes pode cegar, é uma loucura boa de se sentir, mas as consequências podem ser ruins.
Cada um tem seu tipo de loucura. Uns são loucos por pular de pára-quedas, outros são loucos por uma banda ou até por um time. Alguns, ainda, são loucos mesmo, pois tomam atitudes inconsequentes, causando problemas para algums pessoas e para si mesmos.
Todos somos ou temos um louco dentro de nós e, às vezes, sem percebermos, nós os libertamos em determinadas atitudes. Esse é o louco do ser humano, praticando as loucuras pensadas e impensadas que fazem a vida ter mais graça e que fazem o mundo mais divertido.
Muito bem, João, continue aprimorando sua escrita. Quem será o próximo? =)
Isabela

6 comentários:

  1. Poooo, meu textinho manééé ! hahahaha o// muito experí ! hahaha
    ;*

    ResponderExcluir
  2. OI JOÃO!!!! GOSTEI DE VER... PARABÉNS PELO TEXTO.
    TATI

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto, João. :)

    Profa., falar da loucura assim é muito "abstrato", não? quero dizer, a loucura literalmente dizendo é uma doença que não tem a ver com paixão por algo, sede de aventura e emoção, ou qualquer coisa do genêro.
    Nesse pequeno tempo de aulas tenho reparado que "vocês", profas. de Português e Literatura, não descontam pontos de coisas abstratas e sentimentalistas demais.
    Não estou falando isso pelo texto do João, estou aproveitando a oportunidade para tirar essa minha dúvida.
    Pois pelo que eu saiba, e pelo que todos dizem, em um vestibular coisas "filosóficas" e abstratas demais não valem nada!!! Aliás, vale sim, pontos negativos.. hehehe
    Poderia me responder, profa.?

    Obrigada,
    Elis de Aguiar

    ResponderExcluir
  4. Elis querida,

    você está certa em alguns pontos e nem tanto em outros! 1 - Questões abstratas e sentimentais realmente não têm lugar no vestibular, porém a LOUCURA foi uma proposta da UFRJ, não sei se notou; 2 - Estamos em um processo de aprendizagem, que ocorre paulatinamente, isto é, precisamos ir por partes com vocês! Somos profissionais, estudamos muito tempo para chegarmos onde estamos, fique tranquila pois sabemos o que estamos fazendo; 3 - A proposta deste blog não é publicar os textos que seriam aprovados no vestibular e sim prestigiar a todos os alunos, fique tranquila pois chegará sua vez, ok? Espero que tenha respondido a todas as suas perguntas! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Isabela, não havia necessidade de você me responder assim. Em momento nenhum eu fiz alguma crítica ao trabalho de vocês. Eu apenas aproveitei o texto do João como oportunidade para confirmar algo que eu achava que era, para tirar uma dúvida minha. Algo que eu poderia ter feito na sala de aula.
    Quanto ao fato da Loucura ter sido uma proposta da UFRJ, eu sei disso e meu comentário sobre coisas abstratas nada tem a ver com isso. Tem a ver com argumentos. Afinal, a loucura não é abstrata. Ela é real, existem explicações para ela, e para todos os seus "tipos", tem a ver com o nosso cérebro e organismo, e é claro que com o emocional.
    Apenas.

    Obrigada,
    Elis de Aguiar

    ResponderExcluir
  6. Elis,

    "responder assim" como? Não tive nenhuma intenção de deixar você chateada, pelo contrário, só respondi às suas perguntas. De qualquer forma, desculpe-me se você me entendeu mal! Não vamos perder o foco do blog que é a UNIÃO de todos nós da família São José, ok? Gosto muito de você e reconheço a sua capacidade e a sua inteligência, através da sua seriedade. Beijinhos, Isabela.

    ResponderExcluir