domingo, 24 de maio de 2009

Curiosidades sobre a Língua Portuguesa

Vamos, a partir de hoje, iniciar uma série de curiosidades a respeito da nossa língua materna. Fiquem atentos! Beijos, Isabela.

- A MATANÇA GRAMATICAL.............Tudo é matança, mas há algumas diferenças: o filho que mata o pai comete um parricídio. O filho que mata a mãe comete um matricídio. Os pais que matam o filho cometem um filicídio. A mulher que mata o marido comete um mariticídio. E o marido que mata a esposa comete (que horrível) um uxoricídio.

- APERTEM OS CINTOS!.............Para cada realidade concreta existe uma palavra adequada. Quando um avião desce no aeroporto, aterrissa ou aterriza. Quando o hidroavião pousa no mar, amerissa. E quando uma nave pousa na lua, alunissa ou aluniza.

- FRANCESISMOS? MERCI BEAUCOUP!.............É bom saber que algumas palavras do nosso vocabulário vieram do francês e, embora possamos usá-las tranqüilamente, possuem correspondentes exatos no português. Para ateliê temos oficina; para complô temos conspiração; para menu temos cardápio; e para omelete temos fritada de ovos.

PONTUALIDADE BRASILEIRA .............A distinção entre hora e horário é delicada, mas real. Hora pode ser definida como a 24ª parte de um dia inteiro ou como um período de 60 minutos. Já horário (tanto substantivo como adjetivo) refere-se a um período com mais de 1 hora: horário do ônibus, horário nobre, fuso horário, carga horária. Uma comparação: calendário é o período de dias, palavra proveniente de calendas que, em latim, era o primeiro dia do mês.

- FALOU E DISSE!.............Falar e dizer não são sinônimos. Quem fala, fala bem, fala muito, fala com alguém, fala diante dos outros. Já quem diz, diz a verdade, diz o que pensa, diz besteira, diz o que não deve. Falar tem a ver com o ato da fala. Dizer tem a ver com o conteúdo expresso por aquele que fala. Falou?

- A CURA PELA GRAMÁTICA.............Existe uma doença que admite os quatro usos que médicos e pacientes fazem dela: a diabete, a diabetes, o diabete e o diabetes. Por outro lado, no caso da palavra terminada em s, o adjetivo que lhe segue fica no singular: diabetes insípido, diabetes melito, diabetes sacarino ou diabetes sacarina.

Em breve, mais curiosidades!

2 comentários:

  1. Obgda por prestigiar meu blog. Adoro a lingua portuguesa. Vou entrar com calma pra ler tudinho.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Tati!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!vim t verrrrrr! tudo bom por ai! nem sabia q vc era professora! q maximo! super beijo p vc!

    ResponderExcluir